No último sábado (03/05), a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) realizou uma atividade de formação política para os estudantes de vários cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), secundaristas e apoiadores.
Por meio de uma roda de leitura e vídeos complementares, foram apresentadas as bandeiras de lutas históricas do Movimento Estudantil, as razões do rompimento com a falsa esquerda que cooptou a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os princípios e linha teórica pautados na independência e combatividade da entidade.
Os participantes também discutiram a necessidade de lutar contra o “Novo” Ensino Médio (NEM), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a falsa “regulamentação” do profissional de pedagogia, a precarização dos locais de ensino, cortes exponenciais de investimentos na Educação Pública, a privatização de escolas e a transformação de colégios em cívico-militares, as medidas impostas pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) através de “cartilhas” e que têm sido aplicadas como benéficas pelo governo de turno de Luiz Inácio “Lula” (PT) e a sua equipe ministerial, especialmente comandada pelo atual Ministro da Fazenda e ex-Ministro da Educação, Fernando Haddad (PT).
Contra o NEM, a militarização das escolas e a EaD: ExNEPe lança novo Plano de Lutas – A Nova Democracia
Como resultado, os dias 24 de agosto e 19 de setembro foram elencados como dias nacionais de luta contra o NEM. Os estudantes também se comprometeram a elevar
Os participantes da atividade concordaram com a necessidade de se mobilizar contra as contrarreformas e que as medidas implementadas são antidemocráticas, porque favorecem uma minoria de pessoas (os bilionários da educação, particularmente norte-americanos) e antipopulares, pois não desenvolvem as ciências, mas sim limitam as condições de ensino e aprendizado dos saberes em nosso país.
Ao término da formação, a ExNEPe, convidou a todas e todos a participarem do 26° Fórum Nacional de Entidade de Pedagogia (FoNEPe), marcado para os dias 25, 26 e 27 de julho desse ano e que acontecerá em Belém/PA, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento terá como temas-chave: “Em defesa do ensino público, gratuito e a serviço do povo! Contra os cortes de verbas e a privatização das escolas e universidades!”.
A mulher e a revolução
Apresentação: Neste livro a Editora Seara Vermelha traz uma coletânea de textos sobre a questão da mulher e a luta de classes em alguns processos revolucioná…
Para conhecer mais sobre a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), ter mais informações sobre o Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe) e/ou acompanhar as próximas atividades, acesse https://linktr.ee/exnepe.pedagogia.
Publicado em: 2025-05-09 14:33:00 | Autor: Editor Executivo |