O Jockey Clube de São Paulo e o Instituto Cultural Europeu e Latino-Americano organizam uma homenagem especial aos 150 anos do hipódromo, com apoio e produção da Ava Galleria, através de uma série de exposições que acontecerão nos finais de semana, durante o ano de 2025, a partir de maio, reunindo a arte de renomados artistas nacionais e internacionais.
O objetivo é trazer mais pessoas ao local, fomentando um diálogo entre a arte e esse patrimônio histórico e cultural, mostrando sua importância para a identidade de São Paulo e do Brasil, com curadoria de Edson Cardoso, reconhecido internacionalmente pelas exposições que organiza.
Entre os artistas convidados estão Adilson Barbosa, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Ângela Vielitz, Cláudio Lobato, Elisa Murgel, Gloria Conforto, Glória Chan, Graça Tirelli, Helenita Teixeira, Ivaan Hansen, Jadyza, Juliana Hamdan, Keiko Mayama, Lila Hamdan, Luísa Mathey Settanni, Luiz Andrai, Manuel Juan, Marcelo Cortes, Mara Machado, Maria Lúcia Montemór, Marlene Blois, Maurício Piffer, Montezuma Ferreira, Neuza Petti, Pedro Prandini, Rosi Araújo KARIRI, Silvio Ferraz e Solange Greco.
Homenageado: Ivald Granato (in memoriam)
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano. A primeira corrida oficial aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser, com apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da Zona Leste da Capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio.
Vários foram os fatos que ajudaram a construir a história do Jockey Club de São Paulo. Uma das grandes passagens se deu em 10 de julho de 1877, quando ocorreu a primeira vitória de um cavalo tendo uma mulher como proprietária. O animal vencedor foi Corisco, pertencente à Maria Domitila de Aguiar Castro, neta da Marquesa de Santos.
Mas engana-se quem pensa que a história do Jockey Club de São Paulo se resume às corridas de cavalos. Em 21 de abril de 1912, decolava do Hipódromo da Mooca um aeroplano pilotado pelo Comandante Edú Chaves, com destino ao Rio de Janeiro. Uma grandiosidade para a época.
Agora a arte chega ao Jockey para misturar a essência de determinação e persistência dos cavalos com as cores vivas e estilos diversos das obras, confirmando a liberdade que ambos transmitem.
Serviço
Exposição Comemorativa 150 anos Jockey Clube de São Paulo
- Local: Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – SP
- Data: 1 a 4 de maio (primeira semana), das 11h às 17h
- Abertura: 01 de maio de 2025 às 11h
Artistas convidados: Adilson Barbosa, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Ângela Vielitz, Cláudio Lobato, Elisa Murgel, Gloria Conforto, Glória Chan, Graça Tirelli, Helenita Teixeira, Ivaan Hansen, Jadyza, Juliana Hamdan, Keiko Mayama, Lila Hamdan, Luísa Mathey Settanni, Luiz Andrai, Manuel Juan, Marcelo Cortes, Mara Machado, Maria Lúcia Montemór, Marlene Blois, Maurício Piffer, Montezuma Ferreira, Neuza Petti, Pedro Prandini, Rosi Araújo KARIRI, Silvio Ferraz e Solange Greco.
- Homenageado: Ivald Granato (in memoriam)
- Direção Geral: Embaixatriz Solange Greco da Fonseca
- Curadoria: Edson Cardoso
- Produtor Cultural Internacional: Edson Cardoso
- Produção Executiva: Sabrina Sargaceira / Filipe Ivanovic
- Designer: Renne Júnior
- Assessoria de imprensa Paula Ramagem / Rafael Lucena
- Projeto Expográfico: Guilherme Bonomo
Publicado em: 2025-04-25 11:57:00 | Autor: Redação |