Uma das maiores preocupações de quem vai para o show gratuito de Lady Gaga na noite do próximo sábado, 3 de maio, não é repertório que a cantora vai entoar nem os cenários que trará de sua turnê mundial — mas, a segurança da multidão que estará amontoada sobre as areias da praia de Copacabana, que deve receber um público previsto de 1,6 milhão de fãs, o mesmo número mobilizado por Madonna em 2024. Para tranquilizar os little monsters, como se chamam os fãs da americana, a Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou que empregará a tática “Mar Vemelho”, assim intitulada a operação em referência à passagem bíblica em que Moisés reparte as águas do oceano. Isso significa que, ao longo do dia e da noite, “cordões” de policiais abrirão corredores pela multidão para inspecionar o que se passa.
Quantos policiais estarão presentes?
A estratégia é comum no carnaval de Salvador e será empregada por militares do Grupo de Patrulhamento em Multidão, repartição do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom). O objetivo, segundo a PM, é minimizar “crimes de oportunidade”, como furtos que passam despercebidos no momento. Além disso, o evento será patrulhado por 5 300 agentes de segurança, 3 300 dos quais são policiais militares divididos entre viaturas, motos, torres de observação e a praia.
O que é permitido levar para Copacabana?
A partir das 8 horas da manhã de sábado, a entrada em Copacabana será controlada e não permitirá a passagem de objetos cortantes, garrafas de vidro e substâncias inflamáveis. Os 18 pontos de revista ainda contarão com tecnologia de reconhecimento facial. Bebidas alcoólicas são permitidas, desde que transferidas para recipientes de plástico.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicado em: 2025-04-30 13:02:00 | Autor: Thiago Gelli |