Capistrano é um dos agentes baianos que representa a categoria em Brasilia (Foto: Reprodução) |
O jovem gongogiense Thiago Capistrano estará participando junto com outros representantes da Bahia da mobilização nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, que acontecerá nos dias 03 a 05/09/2018, em Brasilia.
As manifestações que envolvem representantes da categoria de todo Brasil estão na luta pela derrubada do veto da MP 827/18 ao reajuste do piso salarial nacional da categoria pelo presidente ilegítimo Michel Temer.
A medida provisória foi transformada na Lei 13.708/2018, que regula a atividade dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A nova legislação estabelece pontos como a jornada de trabalho para recebimento do piso salarial, a participação em cursos de treinamento e o custeio de locomoção necessária para a realização do trabalho, no entanto, a Presidência da República vetou o reajuste de 52,86% do piso salarial dos profissionais.
Segundo Capistrano, o veto promovido pela presidência da república além de tirar a dignidade da classe trabalhadora prejudica o fortalecimento das políticas pública voltadas para a área de saúde. “Estamos na luta pela pela recomposição do piso salarial nacional da categoria e por uma melhor qualidade do sistema de saúde”, finaliza o sindicalista.
Thiago Capistrano é agente comunitário no município de Gongogi e militante de movimentos sociais.
As manifestações continuarão até próxima quarta-feira (05) e conta com o apoio de toda a classe trabalhadora. (Portal Gongogi)
Ouça também a Rádio Web Gongogi FM baixando o aplicativo no seu celular.