Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10/4) pelo Instituto Real Time/Big Data mostra o prefeito de Recife, João Campos (PSB), em liderança isolada na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. Com 67% das intenções de voto, o político tem uma larga vantagem em relação a principal oponente, a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), que figura com 22%, e venceria o pleito no primeiro turno.
Primeira mulher eleita para o cargo, Raquel Lyra enfrenta reprovação comprovada pelo levantamento, que ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 8 e 9 de abril. Desses eleitores, 49% reprovam o governo pernambucano vigente — contra 46% de aprovação e 5% de indecisos.
Além de João Campos e Raquel Lyra, aparece em terceiro lugar nas intenções de voto para o governo do estado, com 5%, Gilson Machado Filho (PL). Ele foi o vereador mais votado do Partido Liberal em Recife, com mais de 16 mil votos na última eleição, e é filho do ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado Neto. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 2% representam votos nulos e brancos.
A confiança da pesquisa Real Time/Big Data é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Lara Perpétuo
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Também estudou comunicação e literatura na Coreia do Sul. Passou pela editoria de Cultura no jornal Correio Braziliense e agora escreve para o CB On-line.
Fonte: www.correiobraziliense.com.br
Publicado em: 2025-04-10 21:40:00 | Autor: |