O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25).
Com a autorização, 16 órgãos e entidades federais, como os ministérios da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento, além de instituições como Incra, Inep, Funai, IBGE e AGU, poderão iniciar a nomeação dos aprovados em cargos que não exigem curso de formação inicial. A expectativa do governo é que as primeiras nomeações ocorram já em maio.
A portaria tem respaldo na Lei Orçamentária Anual de 2025, que assegura os recursos para a efetivação das nomeações. A responsabilidade pela posse e integração dos novos servidores caberá a cada órgão individualmente.
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU é considerado o maior certame público já realizado no Brasil, com cerca de 2,1 milhões de inscritos concorrendo a 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, anunciou que a segunda edição do CNU está prevista para o segundo semestre deste ano.
O post Governo autoriza nomeação de 4,3 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado apareceu primeiro em Voz da Bahia.
Publicado em: 2025-04-28 17:50:00 | Autor: Sabrine Barreto |