A Câmara dos Deputados afirma que construirá 18 novos gabinetes para atender à expansão de 513 para 531 parlamentares. O projeto que aumenta a Casa já foi aprovado em plenário e agora segue para o Senado.
Ele atende a uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de respeito à proporcionalidade da população dos estados. O aumento foi a opção encontrada para que nenhuma unidade da Federação perca assentos.
Segundo Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário da Câmara e responsável pela estrutura física da Casa, os novos gabinetes serão feitos no Anexo 3 do prédio, setor que já passa por uma reforma. “Temos espaços disponíveis. Acerta em uma ponta, ajusta em outra e vai caber”, afirma.
O Anexo 3 é o “patinho feio” da Câmara, porque seus 85 gabinetes são antigos e não têm banheiros privativos.
As obras em curso prometem suprir esse problema, com previsão de término para 2026. Segundo Veras, o custo dos novos gabinetes será embutido no valor da reforma. Ele não especificou de quanto é o valor.
De acordo com o deputado, há tempo hábil para deixar o espaço pronto até a posse da nova legislatura, em fevereiro de 2027.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Publicado em: 2025-05-19 08:00:00 | Autor: |