Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Brasil

Brasil apresenta oportunidades de Parcerias Público-Privadas a investidores italianos

Brasil apresenta oportunidades de Parcerias Público-Privadas a investidores italianos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional participou, no último dia 29 de abril de 2025, do Roadshow Brasileiro-Europeu de Infraestrutura, Energia e Economia Circular, realizado em Milão. Este evento marcou o segundo dia da missão internacional que visa apresentar as oportunidades de parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil, com foco em projetos estratégicos do governo federal.

A missão foi organizada a convite da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, em um contexto de estreita colaboração entre o Brasil e a Itália, países com históricos de intensos intercâmbios culturais e econômicos. Durante o evento, foi discutido como a experiência italiana pode contribuir para as necessidades de infraestrutura do Brasil. Entre os destaques, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) foi apresentado como uma das principais iniciativas.

Projetos de Infraestrutura e Investimentos em PPPs

O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, comentou sobre a participação do setor privado na administração do PISF, destacando que a concessão, com duração de 30 anos, permitirá maior estabilidade na operação e novos investimentos. Segundo Vieira, a concessão prevê investimentos obrigatórios de R$ 544 milhões, além de R$ 1,6 bilhão em investimentos adicionais, tudo isso sem afetar as tarifas, que seguirão sob regulação da Agência Nacional de Águas (ANA).

Já o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, ressaltou os desafios enfrentados pelo Brasil na área de resíduos sólidos urbanos e as oportunidades de investimento em modelos mais sustentáveis. Tavares afirmou que contratos de longo prazo, como os de 15 a 30 anos, são estratégias importantes para atrair o setor privado para investimentos em tecnologias sustentáveis, como compostagem, geração de hidrogênio e biogás, áreas nas quais a Itália tem desenvolvido soluções inovadoras.

Sistemas de Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos

A programação do Benchmarking Internacional destacou os sistemas de coleta seletiva e o modelo de gestão urbana de resíduos sólidos adotado em Milão, incluindo o sistema porta a porta, como um exemplo de sucesso na gestão sustentável de resíduos. Esses modelos foram apresentados como possibilidades de aplicação no Brasil, principalmente em relação à adoção de práticas mais eficientes na gestão de resíduos urbanos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte: jornalgrandebahia.com.br

Publicado em: 2025-05-07 07:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.