A noite desta segunda-feira (23) trouxe uma novidade nos céus do solo gongogiense com uma passagem de um objeto estranho brilhante, que prendeu a atenção dos moradores, gerando vários comentários.
Após uma repercussão nas redes sociais com compartilhamento de fotos e vídeos chega a nossa redação a informação de se tratar de um foguete chinês, que inclusive foi visto em vários municípios da Bahia e até mesmo em outros estados do Nordeste.
O evento luminoso, na verdade, se refere a Chang’e-5, a missão chinesa para lua, considerada uma das missões espaciais mais importantes do ano, que enviará para Terra as amostras mais recentes da Lua.
Segundo os estudos, a sonda irá pousar na região do Oceanus Procellarum, conhecida por nós como Oceano das Tempestades, uma região cinza escura no canto noroeste da Lua e visível da Terra, até mesmo a olho nu. O local específico de pouso fica perto de um monte na Lua que tem 70 quilômetros de largura e é conhecido como Mons Rümker, pode ter rochas e solo que têm apenas 1.2 bilhão de anos de vida, ou seja, foram formados por um grande evento vulcânico que cobriu a superfície. Saiba mais clicando aqui.
Foi possível avista-la por causa da forma como a Sonda lunar chinesa foi lançada. Ela precisa primeiro orbitar a Terra para ganhar velocidade e partir pra Lua. Saiba mais informações no site Space Today.
Assista ao vídeo explicativo: