“Namoro, paquera, cantadas” em “assédio” são atitudes defendidas publicamente como “coisas naturais e saudáveis” pelo parlamentar do PSL catarinense Jessé Lopes. O Deputado Estadual utilizou seu perfil na rede social Facebook para externalizar o seu repúdio a ação das femininas, classificando-as como defensora de estupradores.
“Para as feministas, a menina que se arruma para sair, com borboletas na barriga para ver o rapaz que lhe causa suspiros, está, em verdade, preparando-se para ser assediada. E se o rapaz então tomar a iniciativa, é estupro! Esse é o ponto que as coisas chegam, agora, com o tal movimento de liberação das mulheres”, escreveu o parlamentar.
A publicação ainda é categórica quando define as feministas como “esquerdistas” e as responsabiliza de “elogiar políticas de desencarceramento que garantem passe livre a estupradores e aos verdadeiros assediadores”.
https://www.facebook.com/jesselopesoficial/posts/834718930308168
“Por isso afirmo: eu luto contra o assédio sexual e contra a violência; não as feministas defensoras de estupradores”, disparou o deputado, reivindicando para si o protagonismo da luta feminina. Sem avaliação histórica ou justificativa, Lopes afirma ainda que o movimento feminista não contribui em absolutamente nada contra a violência” às mulheres.
Em tom sarcástico, Lopes também fez uma postagem em seu perfil de um meme reclamando do calor e associando a sensação negativa à condição da vereadora assassinada, Mariele Franco. “Se tá calor para a gente, imagina pra Marielle”, diz o texto da imagem postada.