Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

Galeria de artes da Candido Mendes  recebe exposição inédita dos artistas Márcio Atherino e Kakati de Paiva

Galeria de artes da Candido Mendes  recebe exposição inédita dos artistas Márcio Atherino e Kakati de Paiva

Imperdível! Nesta terça-feira, a partir de 17h, a Universidade Candido Mendes abre as portas, em Ipanema, para exposição artística inédita, “A Verdade do Gesto”, que reúne obras de dois artistas renomados, Márcio Atherino e Kakati de Paiva. Apesar de técnicas, práticas e poéticas distintas, os artistas encontraram no gestual seu ponto de partida para essa exposição conjunta na Galeria de Arte Maria Lourdes Mendes de Almeida. Denise Araripe, artista plástica,  é curadora das galerias de arte da Universidade Candido Mendes, responde pela curadoria desta exposição na Candido Mendes. A exposição contará com seis pinturas de Márcio Atherino, em acrílico sobre tela, e nove pinturas de Kakati de Paiva, em acrílico e esmalte, sobre tela. Os artistas também mostrarão obras em papel Canson, 200gr, que estarão disponíveis à apreciação, sob consulta. O texto crítico é de Alexandre Marucci, e a exposição estará aberta para visitação de 7 a 29 de maio de 2025, de segunda a sexta-feira, sempre das 13h às 18 horas. Entrada franca. Local: Universidade Candido Mendes; Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro.

Márcio Atherino, que vive e trabalha no Rio de Janeiro, é economista e trabalhou no mercado financeiro, entregando-se mais tarde às artes plásticas. Estudou no Parque Lage e participou de curso intensivo no atelier de Charles Watson. Participou de várias exposições individuais e coletivas, e suas obras já foram adquiridas por colecionadores no Brasil e no exterior.

Segundo a curadora Denise Araripe, “se o gesto em Atherino é contínuo e pleno de pulsão, o do Kakati Paiva passa por uma cautelosa e reflexiva busca da harmonia”. Essa dualidade de abordagens cria um diálogo interessante entre as obras desses artistas, que desafiam limites e expandem os horizontes na arte contemporânea brasileira. Com universos distintos, mas igualmente potentes, Atherino e Kakati dialogam entre si por meio de cores, texturas e formas que provocam o olhar a uma reflexão.

Kakati Paiva nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde vive e trabalha. Observando sua trajetória, a partir de1990, ele fez sua formação artística na Escola de Artes Visuais (EAV RJ). Em 1999 realizou sua primeira exposição institucional no Centro Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro, e ainda nesse ano, classificou-se para participar no ano seguinte de sua primeira exposição internacional coletiva: “2000 Reasons to love the Earth”. Em 2012, Kakati realizou sua primeira exposição individual internacional, “Tangences”, na Galerie Ricardo Fernandes (Paris), e também participou da mostra “Novas Aquisições – Gilberto Chateaubriand 2011/12”, passando a fazer parte do acervo do MAM-RJ. Ele ampliou suas viagens de trabalho por muitas cidades no exterior, a exemplo de Buenos Aires, onde recebeu o prêmio “Troféu Leonardo da Vinci”.

Fonte: sopacultural.com

Publicado em: 2025-05-04 19:19:00 | Autor: Redação |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.