O investimento foi de R$3,8 milhões, com serviços de drenagem e aplicação de solo grampeado – Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (30) mais uma obra de contenção de encosta, em Cajazeiras, próxima a um conjunto residencial do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O investimento foi de R$3,8 milhões, com serviços de drenagem e aplicação de solo grampeado em uma área de mais de 1,7 mil metros quadrados. Participaram da entrega, na Rua Vale do Pati, o prefeito Bruno Reis, o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos, e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, o prefeito Bruno Reis disse que tomou a decisão de realizar a obra após um histórico de deslizamentos na área, mesmo não se tratando de uma responsabilidade direta da gestão municipal devido à localização.
“Essa encosta já deslizou no passado, o que fez com que os moradores de parte do condomínio aqui embaixo, como lá em cima na Fazenda Grande, tivessem que evacuar as suas casas. Essas famílias estavam no aluguel social. A Prefeitura assumiu o compromisso de executar a obra. Então elaboramos o projeto, contratamos e executamos”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
“A Prefeitura poderia não assumir as obras do entorno desse empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, mas vocês sabem e se acostumaram nos últimos anos a ver um prefeito que mata a bola no peito e parte para resolver os problemas. Vocês nunca me viram em nenhum momento procurando justificativas ou culpados, ou muito menos dizendo que não era comigo. Porque, para as pessoas, pouco importa quem vai resolver o problema”, acrescentou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos, destacou o volume de investimentos feitos pela Prefeitura em áreas de encostas.
“Já chegamos a 552 encostas, um investimento de quase 600 milhões de reais. Temos mais 26 obras em andamento e estamos elaborando projetos para iniciar outras”, afirmou o secretário.
Ele ainda apontou a importância da intervenção para a comunidade local.
“Quando a gente faz uma encosta como essa, está consolidando sonhos. Quando as pessoas vieram morar aqui, por exemplo, vieram com o sonho de ter a casa própria, que é o sonho de muita gente. E esse sonho poderia desmoronar a partir do deslizamento de terra. Então, fazer uma obra como essa é super importante para a vida, para a autoestima, a qualidade de vida e a segurança das pessoas”, ressaltou.
Proteção– O diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, ressaltou o avanço nas ações de preservação de vidas a partir da decisão política da gestão municipal em priorizar iniciativas de prevenção de desastres. “Salvador, que antes era conhecida como uma cidade em que cada chuva ceifava vidas, teve sua Defesa Civil reestruturada. Temos o maior parque tecnológico do Brasil. Salvador é hoje Hub de Resiliência certificada pelas Nações Unidas, sendo uma das cinco cidades do Brasil e uma das dez da América Latina”, pontuou.
Segundo o diretor da Codesal, os investimentos nas ações de Defesa Civil incluem uma série de órgãos da administração municipal. “O prefeito tomou a decisão de ampliar os esforços não só na própria Codesal, mas também em todo o sistema. Então, quando ele amplia os recursos da Secretaria de Infraestrutura e da Sucop [Superintendência de Obras Públicas] para obras de contenção de encostas, de macrodrenagem, essas são ações de Defesa Civil. Quando ele amplia os recursos dos orçamentos para limpeza de canais e poda de árvores, essas são ações de Defesa Civil”, exemplificou.
Morador do conjunto residencial do MCMV localizado na parte de baixo da encosta, Sérgio Souza lembrou dos deslizamentos ocorridos anteriormente na região e agradeceu pela intervenção feita. Ele reside no bloco C-6, o principal beneficiado pela contenção da encosta.
“É mais do que uma obra. Isso aqui salvou vidas. Nós, que estamos aqui há mais de 10 anos, sabemos o que sofremos em tempo de chuva por várias noites, saindo de madrugada de dentro do prédio para sobreviver. Acreditem, é o momento mais feliz da minha vida. Porque eu sei como foi a luta e como estão a cabeça e o coração de cada morador desse prédio hoje”, concluiu.
Leia também:
Fonte: www.jornaldamidia.com.br
Publicado em: 2025-04-30 16:15:00 | Autor: |