Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

Multiartista da Bahia lança projeto Território Afrocênico de Celebração Negra com apoio do Rumos Itaú Cultural

Multiartista da Bahia lança projeto Território Afrocênico de Celebração Negra com apoio do Rumos Itaú Cultural

O multiartista baiano Nando Zâmbia lançará o projeto ELEGBAPHO – Território Afrocênico de Celebração Negra, na próxima quarta-feira (09/04/2025), a partir das 18 horas, na Casa do Benin, em Salvador. A iniciativa integra as ações do programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024 e propõe um espaço de trocas artísticas e reflexão a partir da experiência da população negra no Brasil durante a Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto reúne artistas e pesquisadores negros em atividades que combinam discussões, performances e partilhas culturais, com o objetivo de nutrir a dramaturgia do novo espetáculo de Zâmbia. Participam do lançamento nomes como o ator Sulivã Bispo, a coreógrafa Tania Bispo e o diretor musical Jarbas Bittencourt, acompanhado dos musicistas Talita Felícia e Jarder Ryan. A abertura do evento será realizada pelo Ogan Domingos Okanlewá, pesquisador do culto a Exu.

A proposta do projeto parte do questionamento sobre quais transformações ocorreram para a população negra durante os anos da Década Internacional dos Afrodescendentes. Segundo Nando Zâmbia, o foco está tanto na resistência quanto na celebração como prática fundamental de continuidade cultural. O artista afirma que a ausência da celebração representa também perda de referências e sentidos simbólicos importantes, e que celebrar é uma exigência espiritual dentro da tradição afro-brasileira.

ELEGBAPHO articula elementos do Teatro Preto de Candomblé, linguagem cênica desenvolvida por Zâmbia em parceria com a dramaturga e doutora em Teatro Onisajé, que atua no projeto como consultora de dramaturgia. O nome do projeto une os termos “Elegbara” — orixá de cabeça do artista — e “Bapho”, palavra presente na linguagem Pajubá, usada por comunidades LGBTQIAPN+. A junção propõe um território simbólico que conecta espiritualidade, arte e identidade.

Além do evento de lançamento, o projeto realizará outras ações em Salvador durante o mês de maio de 2025, promovendo encontros com artistas, pensadores e expoentes das culturas negras. A proposta visa integrar práticas de celebração e memória em experiências cênicas e formativas.

Nando Zâmbia é ator, iluminador e produtor cultural. Já foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro, circulou internacionalmente com o solo “Irumalé Ayê – Divindades na Terra”, e compôs o elenco de montagens como “Sirê Obá – A Festa do Rei” e “Oxum”, do repertório do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA). No audiovisual, dirigiu obras como “Gbagbe – Árvore do Esquecimento” e “Comida de Terreiro – Alimento por Inteiro”. Como iluminador, assinou trabalhos no Brasil e em Portugal, e na área de gestão cultural, coordenou o projeto Escolas Culturais da Bahia e atuou como curador-provocador do BDMG Cultural, em Minas Gerais.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte: jornalgrandebahia.com.br

Publicado em: 2025-04-08 12:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.